- É uma gestão baseada em fatos e dados ou em instinto e experiência? Ou em ambos?
(Profissionalização da Gestão)
- Se utiliza do prévio pensamento de onde quer chegar ou “Pessoal, este ano será o ano!”?
(Objetivos & Metas)
- Observa com critério o que está acontecendo em seu entorno ou apenas segue o jogo conforme ele se apresenta?
(Análise de Cenários)
- Busca as oportunidades ou espera que elas se ofereçam, batam à sua porta?
(Gestão de Clientes, Gestão de Portfólio)
- Se prepara para possíveis problemas ou reage quando eles acontecem? E olha que acontecem!
(Gestão de Riscos)
- Reforça seu atendimento ou espera que o cliente reclame e experimente a concorrência para fazer algo?
(Gestão de Processos)
- Defini o que será feito por cada um, quando fazer, como e a que custo ou utiliza a estratégia Zeca Pagodinho “Deixa a vida me levar, vida leva eu”?
(Plano de Ações)
- Confere e faz correções de rota ao plano da empresa ou “Agora vamos torcer para que tudo dê certo pessoa!”?
(PDCA & Rituais de Controle)
Com muitos dirigentes de empresas que tenho conversado, principalmente de PME´s – Pequenas e Médias, observo que não se preocupam muito com o padrão de seu Modelo de Gestão, eles mantém um determinado nível de atuação no dia a dia, com poucos controles e muita vontade de trabalhar, mas não avançam em seu amadurecimento.
Uma forte atuação e liderança no dia a dia da operação é uma característica marcante e de fato muito importante para essas empresas. Contudo, num cenário cada vez mais desafiador, não ter clareza estratégica e não desdobrar para o tático e o operacional, fazendo todos trabalharem na mesma direção, não estabelecer e desenvolver os processos assim como controlar e avaliar as finanças sistematicamente para ter mais visibilidade de para onde se caminha, me parece um risco alto da empresa não progredir e virar estatística.
Lembre-se que nem sempre o piloto encara céu de brigadeiro, por isso ele aprende a voar por instrumentos. O mesmo acontece com sua empresa, cada vez mais nuvens carregadas aparecem no horizonte.
Assim, entender o que significa profissionalizar o negócio e aumentar gradativamente o padrão e a maturidade de sua gestão, uma vez que não acontece de uma hora para outra, encarando como uma jornada é fundamental para crescer e se manter vivo no mundo empresarial tão competitivo e turbulento que vivemos.
E na sua empresa, qual o Padrão da sua Gestão?